quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Matéria publicada na "Revista Nova Escola"



Aulas que estão no gibi

Ao criar histórias em quadrinhos, turma de alfabetização aprende a transmitir suas ideias utilizando o desenho e a palavra
Denise Pellegrini

Houve tempo em que levar revista em quadrinhos para a classe valia repreensão e castigo e o aluno ainda se arriscava a perder o gibi. Pois a professora Cynthia Nagy, do Colégio Mopyatã, na capital paulista, fez exatamente o contrário: usou o material preferido de seus alunos da pré-escola para animar suas aulas de Português e Educação Artística. "Enquanto eram alfabetizadas, as crianças aprenderam as características desse tipo de linguagem e, no final do ano, estavam desenhando e escrevendo histórias", relata Cynthia. "As revistas têm a particularidade de unir duas formas de expressão cultural: a literatura e as artes plásticas", analisa a professora.
Waldomiro Vergueiro, coordenador do Núcleo de Pesquisas em História em Quadrinhos da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), endossa as palavras de Cynthia. "Cada vez mais os produtos culturais se entrelaçam", afirma. No caso dos quadrinhos, o resultado é um veículo extremamente atraente para as crianças. "Por isso, considero bastante oportuna sua utilização em sala de aula", completa Waldomiro.

Além disso, a experiência se enquadra tanto nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil quanto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Ambos falam da importância do trabalho com diferentes tipos de texto, entre eles os quadrinhos. De acordo com a consultora de Português Maria José Nóbrega, uma das elaboradoras dos PCN de 5ª a 8ª séries, entre as vantagens de utilizar esse recurso na alfabetização está a possibilidade de a turma ler textos só em letras maiúsculas. "Isso permite exercitar a autonomia da leitura recém-conquistada", justifica.


Investigando os balões

A experiência de Cynthia começou com o material de que ela dispunha em sala. Colocados num canto, os gibis estavam sempre ao alcance de seus 22 alunos. Quem não sabia ler escutava as histórias contadas por ela e pelos sete colegas já alfabetizados. As primeiras historinhas começaram a ser feitas depois de a classe conversar sobre as revistas preferidas.

No princípio, os pequenos copiavam os desenhos das revistas com papel vegetal e mudavam apenas o texto. "Expliquei que essa foi a técnica utilizada pelos primeiros desenhistas no Brasil", conta Cynthia. Para Maria José, informações históricas como essa são importantes para que a criança conheça bem o gênero de linguagem com que está trabalhando. "Também é interessante mostrar à classe personagens desconhecidos", recomenda. Esse exercício fez parte da rotina das aulas de Cynthia. "Eu e as crianças procurávamos tiras nos jornais e colávamos as melhores num cartaz."

A pesquisa foi uma constante no projeto. Um dos primeiros itens investigados pelos alunos foram os balões. As crianças recortaram das revistas vários tipos, como os de fala, pensamento, sonho, amor, grito, cochicho e uníssono. Em seguida, estudaram o que eles continham. Viram que, além de palavras comuns, traziam onomatopéias ou mesmo um simples desenho. "Tudo o que as crianças descobriam era socializado com os colegas nas discussões em roda", diz Cynthia.

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/aulas-estao-gibi-423458.shtml

12 comentários:

  1. Oi Juliana ,
    Adorei seu blog, parabéns! Muito bom.
    Luciana

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  2. Juliana está um show seu blog. Adorei!
    Parabéns!
    Grande abraço, Ana Cristina.

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  3. Juliana,
    Amo, amo, amo histórias em quadrinhos e tirinhas, são realmente muito legais e as crianças adoram.
    Esta historinha do Cebolinha e Cascão que você postou é show!
    Parabéns pelo blog!
    Beijos,
    Lília

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  4. Parabéns pelo se blog, está muito bonito e principalmente muito interessante, pois trabalhar com histórias em quadrinhos é muito bom, desperta o interesse dos alunos.

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  5. Juliana,
    O tema do seu blog foi muito bem escolhido.As histórias em quadrinhos são ótimo recurso pedagógico para incentivar o hábito da leitura,porque são deliciosas de ler...Quantas crianças que conheci que liam gibis e hoje são leitores vorazes.
    Abraços,

    Fátima

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  6. Juliana, amei seu blog! Quanta originalidade e criatividade! Muitos parabéns pra você!
    Abraços.

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  7. Juliana, está muito interessante seu blog e realmente histórias em quadrinhos, tirinhas é tudo de bom bom para o letramento das crianças e também muito divertido e gostoso de ler e criar.
    Abs

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  8. Juliana, trabalhar HQ em sala de aula é viável desde a educação infantil, até....Quem de nós não gosta de uma boa história? Ainda mais se pudermos ser os autores dela. E a máquina de quadrinhos é uma excelente atividade que envolve utilizar a tecnologia a favor do aprendizado. Recentemente fiz um curso de AEE para surdos e aprendi a utilizar a máquina de quadrinhos. Fiz uma pequena história e gostaria de compartilhar.
    Para ver minha HQ on-line basta acessar o link:
    http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1768101#
    Um forte abraço,
    Luciene Azevedo

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  9. Juliana, meus alunos adoram HQ. Seu blog ficou muito interessante.
    Parabéns e sucesso.
    Abs,
    Zélia

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  10. Adoro histórias em quadrinhos, seu blog está demais, estou adorando suas atividades.
    Parabéns
    Luciana

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  11. Olá Juliana;
    Muito legal, ótima escolha do tema... adoro histórias em quadrinhos, desde os que trazem humor, como a Turma da Mônica até as crônicas da Mafalda e tantas outras tirinhas.
    Quadrinho é uma arte, é ser objetivo e simples, é dizer tudo com poucas palavras, nada cansativo de ser lido, ao contrário, muito divertido.

    Abraços

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  12. Olá Juliana, seu blog está muito bonito e tenho certeza que todas as ideias serão muito bem aproveitadas todas. Parabéns

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