sábado, 24 de maio de 2014




Tema:  Produção de Textos
Ano Escolar: 3º Ano do Ensino Fundamental
Área: Língua Portuguesa
Objetivos:
- Identificar os usos da língua escrita em mídias diferentes.
- Desenvolver a capacidade de sintetizar textos.
- Utilizar recursos de coesão.
Aula 1:
Organização do grupo: No primeiro momento será na sala de aula e o segundo momento na sala de informática.
Materiais necessários: Computador co  acesso à Internet.
Desenvolvimento:
- Iniciar a aula perguntando à classe quem conhece ou utiliza o Twitter e suas características principais. Deixar com que os alunos que conheçam a rede social expliquem aos colegas que não conhecem.
- Levar os alunos à sala de informática, acessar a página do Twitter e mostrar algumas postagens para eles.
- Depois de navegar pelo Twitter, mostrar outros meios de comunicação como blogs, torpedos e celular e comparar os textos.
Avaliação: Será feita durante a realização da atividade em sala de aula e na sala de informática.

Aula 2:
Organização do grupo: Os alunos permanecerão em seus lugares na sala de aula.
Materiais necessários: Livro de contos: Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século  (org. Marcelino Freire).





Desenvolvimento:
- Apresentar o livro  Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século.
- Fazer a seleção de alguns contos e ler para a turma.
- Chamar a atenção dos alunos para o tamanho reduzidos dos contos.
Avaliação: Será feita durante a participação nas atividades e na atenção durante a leitura dos contos.

Aula 3:
Organização do grupo: Os alunos permanecerão em seus lugares.
Materiais: Folhas pautadas.
Desenvolvimento:
- Pedir que os alunos produzam uma história dentro de um tema que seja do agrado da turma.
- Pedir que eles façam a produção em folha do bloco, sem limitar o tamanho, mas não deixe de ressaltar que esta deverá se transformar em um miniconto.
Avaliação: Será feita durante a produção da história e também na durante a correção.

Aula 4:
Organização do grupo: Os alunos permanecerão em seus lugares.
Materiais necessários: Histórias criadas pelos alunos corrigidas.
Desenvolvimento:
- A professora deverá fazer a devolução das histórias criadas corrigidas.
- Pedir que os alunos reescrevam o texto, cortando algumas partes que julgarem desnecessárias.
- Explicar que, nesse gênero, não precisa ficar descrevendo os personagens e nem os cenários.
- Falar da possibilidade do conto sugerir alguma coisa, ao invés de contar.
- Se necessário, escolher algum conto do livro e discutir qual é a ideia central deste.
Avaliação: Será feita durante a reescrita e durante a correção.

Aula 5:
Organização do grupo: Os alunos deverão formar duplas.
Materiais necessários: Minicontos corrigidos.
Desenvolvimento:
- Mostrar aos alunos o quanto os textos diminuíram depois da reescrita.
- Em dupla, pedir que os alunos mostrem ao colega e que estes discutam se ainda há possibilidades de diminuir o texto ainda mais, sem interferir na história.
- A professora também pode sugerir formas de diminuir os textos.
- Perguntar qual é a ideia central em cada texto ao colega que leu.
- Pedir que os alunos reescrevam o texto em até 140 caracteres.
- A professora pode criar uma conta no Twitter para a publicação dos contos.
Avaliação: Será feita durante os trabalhos em grupo e na reescrita do texto em 140 caracteres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário